Em Sorocaba, as farmácias podem vender medicamentos fracionados. Você sabia?

Essa lei surgiu pensando em compra consciente e prevenção de automedicação. Vou explicar: em relação à compra porque muitas vezes temos que comprar caixas de remédios com muito mais cartelas do que pede o tratamento. Resultado: esses medicamentos sobram naquela gaveta que todo mundo tem em casa. Se essa enfermidade volta, a automedicação é imediata e isso é perigoso, tanto por não saber se o remédio ainda é válido para esse novo diagnóstico, quanto pela validade do remédio que as vezes a gente nem confere (o que também é muito preocupante).

Para acabar com esses problemas essa minha lei do ano passado autoriza as farmácias e drogarias públicas e privadas a oferecer o serviço de fracionamento, respeitando a legislação vigente. O fracionamento é possível, por exemplo, para cartelas de comprimidos. Assim, a farmácia poderia comercializar apenas uma cartela que esteja dentro de uma caixa maior. Os casos de medicamentos líquidos ou pomadas, porém, não entrariam na lei.

Vale lembrar: o fracionamento é prática em países como Holanda, Espanha, Inglaterra, Estados Unidos, Canadá e Chile, enquanto, no Brasil, foi autorizado pela Anvisa em 2006, mas ainda não foi devidamente implementado.

Sabia de tudo isso? Então aproveita e pergunta pro seu farmacêutico de confiança sobre essa lei.

📌 Lei completa para saber mais: https://goo.gl/XNVKQT

Comentários

Comentários