Por que os resultados dos exames estão demorando em Sorocaba?

Por que os resultados dos exames de coronavírus demoram tanto?
Por que não dá pra confirmar ou descartar logo os casos suspeitos em Sorocaba?

Muita gente me pergunta sobre isso. Já falei algumas vezes nos vídeos, mas vale o reforço. Esse problema não está acontecendo somente em nossa cidade, mas no Brasil todo. Isso, porque a orientação da Secretaria Estadual de Saúde (SES) é de que as amostras devem ser coletadas e enviadas ao Instituto Adolfo Lutz, que é o Laboratório Central de Saúde Pública, credenciado pelo Ministério da Saúde.

Ou seja, todos os testes estão indo pra um só lugar. Só que com 14 mil testes de coronavírus na fila, a demanda já é o triplo da capacidade atual de análise – que é de 400 testes por dia. Resultado? Esperas que podem demorar até 14 dias. É claro que ninguém estava preparado para uma pandemia. 

O Governo do Estado afirmou estar implementando diversas medidas para ampliar o número de testes. A partir da semana que vem serão 1.800 testes por dia. Além de contar com o Instituto Butantan produzindo mais mil testes por dia e, em 15 dias, atingir 10.000 testes por dia no Estado de São Paulo para o SUS.

Enfim, não acreditem quando falam que é acobertar dados ou esconder a verdade da população. Essa é a realidade e sigo acompanhando para levar conteúdo pra vocês porque eu realmente acho que vamos passar essa pandemia também #CombatendoComInformação.

Comentários

Comentários