Como o Plano Diretor do Transporte é aplicado na prática?

Desde 2016 Sorocaba tem um Plano Diretor de Transporte e Mobilidade, criado para nortear a elaboração das políticas públicas de trânsito com ênfase no transporte coletivo e nos veículos não motorizados. Pela segunda vez em semanas, estou mandando para a Prefeitura um requerimento para entender quais medidas práticas resultantes desse plano estão sendo aplicadas. Uma das exigências desse plano, por exemplo, é de que todas as políticas públicas passassem pele análise do Conselho Municipal do Idoso e do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, porém não acredito que isso está funcionando como deveria. Obter um posicionamento destes conselhos é fundamental quando se fala em mobilidade, pois as decisões não podem apenas ser impostas pela Urbes com base em critérios técnicos.

Percebo muitos problemas envolvendo o trânsito. Eu e os demais vereadores, por exemplo, recebemos todos os dias da população reclamações de lugares apontados como recordistas em acidentes, mesmo assim o prazo entre o começo das reivindicações dos munícipes e uma obra de melhoria ou instalação de um dispositivo que resolva a situação às vezes demora meses, ou jamais chega a ser feita. Quero respostas, porque esse plano diretor do transporte não pode ser algo pra inglês ver.

E para você, quais os principais problemas do trânsito e do transporte em Sorocaba?

 

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