• 15 99141.6999 • 15 3238.1151
  • imprensa@periclesregis.com.br

Denúncias contra o zoo

Denúncias contra o zoo

Mandei à Prefeitura um requerimento questionando denúncias de recintos com problemas estruturais e tamanho insuficiente para garantir o bem-estar dos animais do Zoológico de Sorocaba, bem como graves denúncias de maus tratos às espécies. Num momento em que o modelo adotado de zoo é discutido entre biólogos, população e ambientalistas, quero garantir que pelo menos por enquanto a estrutura atual permita assegurar a dignidade dos animais.

Denúncias a respeito de abusos contra os animais são feitas com frequência à Câmara. Movimentos que lutam pela extinção do modelo atual de zoológico apontam, por exemplo, que os recintos são inapropriados às características de cada animal, o que compromete a própria sanidade destes. As denúncias apontam também que em vários recintos os visitantes podem passar alimentos aos animais, prática que é facilitada pelo fato de não haver qualquer tipo de fiscal no zoo. No requerimento, questiono se todos os recintos possuem o habite-se conseguido após inspeção do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal. Também quero saber se é respeitada a determinação de capacidade máxima por recinto.

Além disso estou questionando o fato de vários macacos ficarem em recintos ao ar livre, mesmo diante da orientação de que estes locais deveriam ser totalmente fechados com grades diante do risco de contágio da febre amarela. A lista de denúncias de stress nos animais é extensa e inclui ainda o tamanho supostamente inadequado destinado ao urso exposto e relatos de “afogamentos controlados” em macacos, o uso de patos vivos e até cachorros para alimentar felinos e utilização de medicamentos vencidos nos animais. Quero saber da Prefeitura se o zoo oferece orientação técnica aos funcionários sobre os direitos de cada animal e se há quem fiscalize seu cumprimento, além de solicitar um relatório sobre como cada um dos animais chegou ao cativeiro.

Comentários

Comentários

Assessoria Péricles Régis