• 15 99141.6999 • 15 3238.1151
  • imprensa@periclesregis.com.br

Existe algum tipo de vacina contra a covid-19?

Existe algum tipo de vacina contra a covid-19?

O mundo inteiro está correndo contra o tempo para descobrir uma vacina contra o coronavírus. Mas, até o momento, oficialmente, NÃO TEMOS UMA VACINA pronta para combater essa pandemia. 

Segundo um documento da OMS, ao menos 41 vacinas estão em desenvolvimento – duas já em avaliação clínica, com teste em humanos, nos Estados Unidos e na China. Há ainda iniciativas não registradas pela organização, como de pesquisadores do Incor (Instituto do Coração) em São Paulo, ainda em fase pré-clínica (tubos de ensaio ou animais), e pesquisas que devem começar a fase de testes em humanos em abril. Recentemente chamou a atenção a de cientistas de Israel, que desenvolviam, há quatro anos, uma vacina para bronquite infecciosa e acabaram acertando também na imunização contra o coronavírus. O governo do país estima que ela estaria disponível em 90 dias e aponta que o teste em humanos se iniciaria em 1 de junho. 

Mesmo que as pesquisas pareçam avançadas, porém, especialistas e a própria indústria farmacêutica ressaltam que ainda será necessário de um a dois anos para que a vacina esteja disponível. Fazer uma vacina não é o mesmo que produzir uma vacina, sabe? Isso porque os testes seguem protocolos rígidos para garantir que ela seja não só eficaz como segura para humanos. Mas, em casos extremos, como ocorreu também na epidemia de ebola, algumas concessões acabam tendo de ser feitas. Assim, por hora, sem vacina e foco na prevenção!

Comentários

Comentários

Assessoria Péricles Régis