• 15 99141.6999 • 15 3238.1151
  • imprensa@periclesregis.com.br

Falta de pacientes a consultas ou exames chega a até 40% nas UBSs de Sorocaba

Falta de pacientes a consultas ou exames chega a até 40% nas UBSs de Sorocaba

Eu quero a opinião de vocês e saber se concordam ou não comigo…
Primeiro ponto é que eu acho que esse número é de assustar! A saúde de Sorocaba sem dúvida é um dos grandes problemas da cidade, falta médico, falta estrutura de atendimento, temos filas e por isso me choca tanto ver esse montante de faltas. Quase metade dos agendamentos são perdidos. Tanta gente precisando de dentista por exemplo, e essas consultas são as campeãs de ausência. Olha só: somando o total de faltas nas 32 UBSs, contanto com os atendimentos odontológicos e as faltas na Policlínica, foram 271.036 faltas a consultas e exames.

Isso é um prejuízo enorme. De dinheiro público, porque tem toda uma estrutura de local e profissional sendo paga, e prejuízo social também. Uma pessoa que precisa de atendimento deixou de ser atendida, além de voltar pra fila e procurar de novo o sistema de saúde, ela ocupou lugar de quem estava mais precisando. Vira um bola de neve…

Apesar de me assustar com esses números, sei que também tem o lado da demora do agendamento e que muitos pacientes se perdem nas datas. Pra ajudar nisso, já apresentei dois requerimentos questionando esse modelo de comunicação da Prefeitura justamente buscando melhorar esse processo de consulta. Nossa sugestão era inclusive o uso de WhatsApp com os pacientes e a medida, conforme resposta da Prefeitura, está sendo estudada após nossos questionamentos. Estou voltando a apresentar os requerimentos, em busca de entender o andamento disso, mas é importante debater com vocês.

Pra mim, o Poder Público precisa de fato de um passo a mais nessa comunicação. Mas, só com a consciência da população é que vamos conseguir derrubar esses números de vez (que no fim das contas, é gasto do dinheiro público).

📌 Requerimento sobre agendamento de consultas digitais: http://www.camarasorocaba.sp.gov.br/materia.html?id=214531

📌 Requerimento sobre protocolo de comunicação de consultas: http://www.camarasorocaba.sp.gov.br/materia.html?id=211529

Comentários

Comentários

Assessoria Péricles Régis