Saúde: gasto é diferente de investimento!

Como vocês sabem, estou fazendo um Raio-X da Educação e visitando as unidades escolares do Município [quer saber mais sobre o projeto? http://bit.ly/2kOQK6h]. Estou conhecendo de perto as necessidades que vão além da infraestrutura de sala de aula e pude entender ainda mais a importância das iniciativas de cuidados com higiene, principalmente para as famílias carentes, que dependem desse apoio do Poder Público.

Antes, Sorocaba entregava um kit de higiene pessoal para as crianças dos Centros de Educação Infantil. Quem lembra? Mas, isso parou lá em 2014. De lá pra cá, apesar da necessidade dos alunos, apesar da orientação e pedido dos educadores, isso nunca mais aconteceu na cidade.

Eu defendo essa prática porque não é gasto, é investimento na saúde que será colhido lá na frente. Quer algo mais eficiente que cuidado preventivo? A conta, pode ter certeza, é muito menor do que um tratamento no SUS lá no futuro. Além disso, estamos falando de bem-estar de crianças, de ensino e desenvolvimento da higiene pessoal e, claro, auxílio aos pais que enfrentam dificuldades financeiras e nem sempre têm dinheiro para essas compras.

Questionei por requerimento e recebi retorno da Prefeitura com essas informações. Apesar de apontar previsão de R$ 20 mil no orçamento do ano que vem, esse valor que não é nem de longe o suficiente para atender todas as crianças com o kit. Por isso, destinarei emendas impositivas para que a saúde bucal das crianças, com os devidos kits, volte a ser realidade em Sorocaba! 

Acredita que esse é um bom encaminhamento para as verbas? Deixa nos comentário e vamos debater.

📌 Requerimento para mais informações: http://www.camarasorocaba.sp.gov.br:8383/syslegis/materiaLegislativa/imprimirTextoIntegralFinal?idMateria=212071&fbclid=IwAR18eQzxVn7NQcDikhDsYbJWEYVM0Cq-GmVUlEW2ANGxq9ApfQVCmaXal0o  

Comentários

Comentários