Governo do estado apresenta nova fase do plano São Paulo

Plano de retomada gradativa no Estado de São Paulo foi divulgado! Principais informações do que foi determinado para Sorocaba.

O governo de São Paulo anunciou, no início da tarde desta quarta-feira (27), a prorrogação da quarentena, com flexibilizações e aberturas econômicas, que serão feitas levando em conta as características de cada município. A partir de 1º de junho, índices de ocupação hospitalar e de evolução de casos vão definir cinco níveis restritivos de retomada.

Sorocaba foi classifica em fase 2, com abertura de shoppings, lojas de rua, concessionárias, escritórios em geral e atividades imobiliárias com capacidade reduzida a 20%.

Olha o detalhamento das 5 fases do programa:
1⃣ Fase 1, vermelha: alerta máximo, funcionamento permitido somente aos serviços essenciais;
2⃣ Fase 2, laranja: controle, possibilidade de aberturas com restrições;
3⃣ Fase 3, amarela: abertura de um número maior de setores;
4⃣ Fase 4, verde: abertura de um número maior de setores em relação à fase 3;
5⃣ Fase 5, azul: “normal controlado” – todos os setores em funcionamento, mas mantendo medidas de distanciamento e higiene

Uma região só poderá passar a uma reclassificação de etapa – com restrição menor ou maior – após 14 dias do faseamento inicial, mantendo os indicadores de saúde estáveis. A cada 7 dias será reavaliado. Mas, a Prefeitura de Sorocaba deve questionar a fase!

A Prefeitura se pronunciou ao vivo falando que vai preparar um relatório para amanhã (28/05), para verificar se os dados do Governo do Estado batem com as estatísticas municipais e Sorocaba de fato se encontra na fase 2 ou pode se enquadrar na fase 3, como avalia inicialmente o Poder Executivo. Isso, devido o aumento da capacidade de leitos covid na cidade e os casos nos últimos 6 dias, com uma média de 8 novos casos/dia, segundo divulgação. Está previsto para amanhã também novas informações da Urbes sobre o transporte público e aumento de frota. Em todos os casos, todas as medidas de higiene precisam ser mantidas, além da obrigatoriedade do uso de máscara.

Pelo plano, as flexibilizações serão possíveis para:
➡ Cidades que tiverem disponibilidade de leitos de UTI na rede pública e privada;
➡ Redução no número de casos da doença;
➡ Manutenção do distanciamento social nos ambientes públicos;
➡ Uso obrigatório de máscaras

Comentários

Comentários