• 15 99141.6999 • 15 3238.1151
  • imprensa@periclesregis.com.br

Por que os ônibus estão parando em Sorocaba?

Por que os ônibus estão parando em Sorocaba?

Entenda neste post informativo o que está acontecendo com o transporte público de Sorocaba.

Atraso de pagamentos aos funcionários é a pauta de debate entre sindicato, empresas responsáveis e Prefeitura que travam verdadeiro braço de ferro para que o transporte volte a normalidade. Infelizmente, os tralhadores e os que estão na linha de frente dos serviços essenciais, que dependem desse transporte para atender a todos, são os mais prejudicados. 

Na última sexta-feira (24) a população encontrou os ônibus estacionados nos terminais e os motoristas fora de seus postos. E essa não é a primeira vez que os munícipes têm essa surpresa negativa. Por ser um serviço considerado essencial, qualquer paralisação no sistema tem que ser comunicada com 72 horas de antecedência, observando-se sempre a manutenção de um patamar mínimo que garanta a continuidade do serviço à população usuária. O que não aconteceu…

Prefeitura e Urbes obtiveram liminar do TRT determinando volta imediata de 40% da frota de ônibus, com previsão de prisão e multa diária de R$ 500 mil, em caso de descumprimento. A paralisação foi considerada ilegal e abusiva por ter sido deflagrada mesmo após um acordo assinado pelo Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Sorocaba e Região. Mas, mesmo após a determinação judicial os ônibus continuaram parados. A Urbes informou que vai relatar o descumprimento da decisão ao TRT, que é passível de multa e até o cancelamento do registro do Sindicato. Infelizmente, essa foi mais uma das várias paralisações. Antes disso, só na última semana, já havia ocorrido paralisações parciais na quarta (22) e na quinta-feira (23).

As medidas judiciais pra que isso se resolva devem ser tomadas com urgência por parte do Executivo, já que nesse caso o legislativo não consegue atuar. Quem precisa sair e trabalhar tem que ter o transporte garantido!

Comentários

Comentários

Assessoria Péricles Régis