Segurança do trabalho para os servidores públicos

No ano passado um enfermeiro da UPH da Zona Oeste teve parte do corpo queimada enquanto realizava a troca de um cilindro de oxigênio na unidade. Na ocasião eu questionei a Prefeitura com uma lista de perguntas a respeito de como funcionam os procedimentos de segurança durante o trabalho de servidores e terceirizados que trabalham nas unidades públicas do município. Há treinamento? São disponibilizados equipamentos de segurança? Na iniciativa privada, a preocupação com a segurança no trabalho é uma constante porque atitudes de risco geram afastamentos, prejuízo e até risco de morte. Mas e no Poder Público, qual o nível de preocupação com esse tópico? E o risco que uma eventual falta de qualificação destes servidores para lidar com situações de risco pode gerar à população também?

A minha preocupação é legítima! Tanto que agora o Ministério Público abriu um inquérito para investigar eventual risco à população no que diz respeito ao procedimento de manutenção do suprimento de oxigênio da UPH Oeste. A abertura do procedimento foi motivada por uma representação do Conselho Regional de Enfermagem. Depois do acidente, a Vigilância Sanitária propôs mudanças na unidade e agora a Promotoria quer saber se elas foram realmente seguidas e feitas para diminuir riscos.

Eu também vou atuar pelo Legislativo e usarei um requerimento para cobrar essas informações da Prefeitura, uma vez que, ao consultar o Executivo, o MP não obteve respostas para suas perguntas, acredita nisso? É importante salientar que após o enfermeiro se queimar em 2018, a Prefeitura designou dias mais tarde um profissional capacitado para realizar a troca dos cilindros de oxigênios nas unidades de urgência e emergência da cidade. Ou seja, assumiu que o enfermeiro não estava treinado e apto à tarefa.
 
Vamos voltar a essa pauta porque depois do leite derramado, já é tarde para reclamar. São 12 mil servidores em Sorocaba e a Prefeitura é a maior empresa da cidade, sendo responsável por seus colaboradores e por cada cidadão que passa por suas instalações em busca de atendimento diariamente.

Comentários

Comentários