• 15 99141.6999 • 15 3238.1151
  • imprensa@periclesregis.com.br

Segurança do trabalho para os servidores públicos

Segurança do trabalho para os servidores públicos

No ano passado um enfermeiro da UPH da Zona Oeste teve parte do corpo queimada enquanto realizava a troca de um cilindro de oxigênio na unidade. Na ocasião eu questionei a Prefeitura com uma lista de perguntas a respeito de como funcionam os procedimentos de segurança durante o trabalho de servidores e terceirizados que trabalham nas unidades públicas do município. Há treinamento? São disponibilizados equipamentos de segurança? Na iniciativa privada, a preocupação com a segurança no trabalho é uma constante porque atitudes de risco geram afastamentos, prejuízo e até risco de morte. Mas e no Poder Público, qual o nível de preocupação com esse tópico? E o risco que uma eventual falta de qualificação destes servidores para lidar com situações de risco pode gerar à população também?

A minha preocupação é legítima! Tanto que agora o Ministério Público abriu um inquérito para investigar eventual risco à população no que diz respeito ao procedimento de manutenção do suprimento de oxigênio da UPH Oeste. A abertura do procedimento foi motivada por uma representação do Conselho Regional de Enfermagem. Depois do acidente, a Vigilância Sanitária propôs mudanças na unidade e agora a Promotoria quer saber se elas foram realmente seguidas e feitas para diminuir riscos.

Eu também vou atuar pelo Legislativo e usarei um requerimento para cobrar essas informações da Prefeitura, uma vez que, ao consultar o Executivo, o MP não obteve respostas para suas perguntas, acredita nisso? É importante salientar que após o enfermeiro se queimar em 2018, a Prefeitura designou dias mais tarde um profissional capacitado para realizar a troca dos cilindros de oxigênios nas unidades de urgência e emergência da cidade. Ou seja, assumiu que o enfermeiro não estava treinado e apto à tarefa.
 
Vamos voltar a essa pauta porque depois do leite derramado, já é tarde para reclamar. São 12 mil servidores em Sorocaba e a Prefeitura é a maior empresa da cidade, sendo responsável por seus colaboradores e por cada cidadão que passa por suas instalações em busca de atendimento diariamente.

Comentários

Comentários

Assessoria Péricles Régis