Sorocaba terá sessão de cinema adaptada para pessoas com espectro autista

VITÓRIA!

Quem tem filho, parente ou amigos com espectro autista sabe a dificuldade que é frequentar alguns ambientes, principalmente quando esses lugares não são adaptados da melhor maneira para quem tem esse transtorno.

Na sessão passada apresentei em plenário um projeto de lei inédito aqui na região. A proposta é que as empresas de cinema da cidade realizem sessões adaptadas para as pessoas com distúrbios sensoriais e suas famílias, de forma que funcionem como uma espécie de treinamento para as crianças na adaptação ao ambiente do cinema. Isso é inclusão!

O que vai mudar nessa sessão especial?
Durante toda a exibição do filme a sala de cinema ficará com as luzes acesas, o som ficará mais baixo e a plateia poderá se movimentar a vontade. Além disso, não serão exibidos trailers comerciais.

O objetivo principal é garantir que as pessoas com autismo ou algum outro distúrbio sensorial e seus familiares usufruam dessa experiência de lazer, cultural e social de assistir a um filme numa grande tela de cinema.

Quero lembrar que esse Projeto de Lei foi uma solicitação da empreendedora Tagliane Gonçalves, que é mãe do Pietro, de 8 anos, que é autista.
Aqui no meu gabinete a população tem voz. A participação popular reconfigura o sistema!

O projeto passou em primeira discussão e nessa quinta-feira volta ao plenário para segunda e definitiva discussão. Sigo acompanhando e informando vocês sobre cada etapa desse projeto.

Comentários

Comentários