• 15 99141.6999 • 15 3238.1151
  • imprensa@periclesregis.com.br

Vereador questiona abandono do Programa Metareciclagem

Vereador questiona abandono do Programa Metareciclagem

PERICLES_METARRECICLAGEM

Foi aprovado na sessão desta terça-feira (05/09) da Câmara Municipal de Sorocaba um requerimento do vereador Péricles Régis (PMDB) que questiona o funcionamento da unidade de Metareciclagem em Sorocaba, que fica no bairro Nova Esperança. O parlamentar visitou o local, onde verificou que o projeto está funcionando aquém da capacidade, o que evita os benefícios à população.

O projeto tem três vertentes, todas atualmente em funcionamento insatisfatório, conforme constatado pessoalmente pelo vereador. Uma delas é a oferta de cursos de informática (WebDesigner e Manutenção de Computadores) que atualmente está parada.

O Metareciclagem também disponibiliza à população computadores para acesso a internet e outras funções. São dez computadores, porém muitos deles estão fora de operação porque o sistema operacional dos equipamentos está sem atualização, prejudicando a população que poderia estar os utilizando para o acesso a sites úteis ou mesmo para impressão de documentos diversos, tais como currículos, certidões de antecedentes criminais, etc. “O serviço é muito útil. Com um simples cadastro a pessoa pode acessar por um tempo determinado, e fazer cinco impressões por dia. A população faz fila aqui para utilizar”, explica o vereador. Segundo as informações coletadas no local, em 2016 foram 22 mil pessoas atendidas, uma média de 120 atendimentos por dia.

A terceira – e principal – finalidade do projeto é a restauração de computadores descartados para destinação a entidades assistenciais. Pessoalmente, porém, Péricles constatou que a unidade possui apenas um estagiário, que trabalha no período da tarde na manutenção e recuperação de equipamentos, não sendo possível dar conta do volume de equipamentos doados que chegam à unidade.

Mesmo com tantos benefícios, o Metareciclagem tem um custo operacional de aproximadamente R$ 350 mil por ano; valor considerado baixo e que dá conta de todos as despesas com aluguel, manutenção, funcionários, etc.

O requerimento questiona a possibilidade de um técnico realizar a manutenção dos equipamentos, contratação de empresa para limpeza, aquisição de mais estagiários, possibilidade de mão-de-obra voluntária, e o processo de renovação de aluguel.

SERVIÇO – O cidadão que desejar utilizar qualquer um dos serviços oferecidos pelo Metareciclagem pode procurar o programa na Avenida 9 de Julho, número 1066, no bairro Nova Esperança. O local funciona de segunda à sexta-feira das 8h às 11h30 e das 13h às 16h. O telefone para mais informações é (15) 3417-3825.

Comentários

Comentários

Assessoria Péricles Régis