Resumo da sessão 09/12/2021

Nessa semana fiz uma audiência pública sobre a realidade dos celíacos aqui na cidade, discutimos sobre esse tema extremamente relevante e como o poder público e as estruturas de atendimento ao cidadão podem atuar para melhorar a vida de quem tem essa doença. (Assista na íntegra a audiência https://youtu.be/PzZg7SnpKEQ)

Nessa ação surgiram diversos questionamentos e apontamentos sobre ações que a Prefeitura pode e deve fazer para quem sofre dessa doença, juntei todos essas problemáticas e fiz diversos questionamentos para o Executivo.

Um dos questionamentos apontados é a dificuldade de fazer exames para diagnosticar a doença, por isso perguntei quantos exames para identificar a doença celíaca foram realizados pela Prefeitura nos últimos 5 anos.

Outros dois questionamentos importantes foram para que as UBSs e CRAS tenham um profissional de nutrição alocado, até porque muitos celíacos que necessitam de orientação e um acompanhamento nutricional adequado frequentam esses lugares. Assim, perguntei se existem cargos vagos de nutricionistas que podem ser preenchidos e direcionados para assistência social e saúde.

Por último, mas não menos importante, perguntei se a Secretaria da Saúde já promoveu algum treinamento para os médicos da região, em especial os médicos gastroenterologistas. Considerando que tivemos uma pessoa que acompanhou a audiência virtualmente pelo YOUTUBE e relatou que o gastro da Policlínica simplesmente disse que a doença celíaca é “algo da moda”.

Essa realidade precisa mudar em Sorocaba!
Confira os requerimentos na íntegra:http://camarasorocaba.sp.gov.br/materia.html?id=240577http://camarasorocaba.sp.gov.br/materia.html?id=240576
http://camarasorocaba.sp.gov.br/materia.html?id=240575
http://camarasorocaba.sp.gov.br/materia.html?id=240574

Confira também as diversas indicações que fiz para a cidade:
Criação de área de lazer ao da CEI 117 no Jardim Rodrigo
Intensificação do patrulhamento no Jardim Piratininga
Tapa buracos na Vila Haro
Abordagem social no Centro


É sempre bom lembrar que todos os pedidos devem ser feitos também pelo WhatsApp da Prefeitura: salve o número aí (15) 99129-2426 Ficou alguma dúvida? Deixe aí nos comentários!

Comentários

Comentários