O PAT móvel chegou em Sorocaba

Trago em primeira mão mais uma conquista para quem está na luta pelo emprego: Sorocaba agora tem uma van para atender ao trabalhador desempregado nos bairros!

Em 2021 encaminhei R$ 350 MIL em emenda impositiva para a compra de uma unidade móvel de empregabilidade. Eu acredito que é preciso levar novas oportunidades e ferramentas para quem mais precisa e essa van do emprego vem para atender quem quer trabalhar, especialmente quem mora nos bairros mais distantes e não consegue chegar tão rapidamente nas Casas do Cidadão. O trabalhador vai poder acessar as vagas no bairro, perto de sua casa, e já sair com encaminhamento para entrevista. É um grande avanço para os trabalhadores de nossa cidade!

Mas afinal, quais serviços estarão disponíveis para a população?
Esse local vai auxiliar a fazer e imprimir currículos, direcionar para vagas no PAT, auxiliar na inscrição de cursos gratuitos e mutirões de emprego. Ah, isso tudo, dentro do seu bairro, sem precisar gastar com transporte para deslocamento ou internet…Sem falar que essa van está equipada com ar-condicionado, computadores, impressora, mesas, cadeiras e toldo para dar mais conforto a população. O furgão visitará os bairros de nossa cidade a partir da próxima semana. Vale lembrar que a programação do PAT Móvel é de responsabilidade da Secretaria de Relações do Trabalho e Qualificação Profissional (Sert) e será divulgada em breve.

E aí, o que achou dessa iniciativa?

Entenda o que é esse dinheiro chamado orçamento impositivo: Estabelecido na Lei Orgânica do Município, todos os anos os vereadores têm um percentual (1,2% da receita da cidade) para indicar onde deve ser investido o dinheiro público. O valor total separado para esse direcionamento do legislativo é dividido igualmente pelos vereadores que destinam esses recursos para ações, obras, projetos ou instituições. A metade do valor total (o que significa metade do valor de cada vereador também) tem que ser obrigatoriamente destinada à saúde. A outra metade fica a critério do vereador.

Comentários

Comentários