• 15 99141.6999 • 15 3238.1151
  • imprensa@periclesregis.com.br

Cadê o VLT?

Cadê o VLT?

Uma das principais promessas de campanha do atual governo, o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) ainda é assunto cercado por completa falta de informação. A Prefeitura chegou a lançar recentemente o projeto do VLT junto com um edital de chamamento para empresas interessadas em assumir sua implantação, mas nem sequer informações básicas como o custo da obra ou mesmo quantas pessoas essa modalidade detransporte poderia beneficiar foram trazidas a público.
Mandei para o Executivo um requerimento pedindo detalhes sobre o projeto. Quero saber a que conclusões chegou o estudo de viabilidade realizado pelo governo e se já existe uma previsão de entrega do projeto funcional do VLT. Quero saber se o projeto contempla a reurbanização do entorno da faixa ferroviária e qual a origem dos recursos utilizados. Não sabemos nem se o projeto será executado integralmente pelo Poder Público, se haverá parceria público privada ou se haverá contrato de concessão. A Prefeitura não tornou pública nem mesmo a estimativa do custo de implantação do VLT. Isso tem que ser transparente.
São muitas as perguntas que eu e a população temos, por exemplo: o VLT será elétrico ou movido a diesel e portanto mais poluente? As linhas de ônibus que servem os mesmos trajetos serão mantidas? O VLT superará o ônibus em eficiência?
Atualmente o VLT é uma aparente boa ideia, mas a população precisa ter todos os elementos para avaliar os prós e contras de um grande investimento em transporte como este.

Comentários

Comentários

Assessoria Péricles Régis