• 15 99141.6999 • 15 3238.1151
  • imprensa@periclesregis.com.br

Temos perto de Sorocaba uma barragem com o dobro da capacidade de Brumadinho. Estamos seguros?

Temos perto de Sorocaba uma barragem com o dobro da capacidade de Brumadinho. Estamos seguros?

O que aconteceu em Brumadinho (MG) parou o país. Uma tragédia que devastou uma cidade e deixou uma nação inteira triste. O episódio, porém, nos deixou o alerta. Você sabia que a 25km de Sorocaba também existe uma barreira de rejeitos?

Em Alumínio tem duas barragens com capacidade para mais de 30 milhões de metros cúbicos de rejeitos (mais de 2x a de Brumadinho, com 13 milhões). Essas inclusive já registraram dois vazamentos de menores proporções em 2001 e 2004, com prejuízos ambientais. Pela gravidade do assunto e por saber o tamanho das perdas que um episódio desse pode causar, precisamos ter garantias de que não existe a possibilidade de rompimento nas barragens por aqui!

Por isso, preparei um ofício para a Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) cobrando detalhes sobre as condições das barragens de Alumínio, na empresa CBA (Companhia Brasileira de Alumínio). Além dos recentes acontecimentos, inclusive, a licença de operação tem validade para 2020, ou seja, precisamos saber também se essa estimativa segue valendo e a que condições. Com o documento em mãos, que faz questionamentos sobre licenças, cronograma de últimas ações de fiscalização realizadas pela Cetesb nas barragens, entre outras questões, aguardamos apenas o retorno das sessões para passarmos em plenário.

Fica o nosso desejo de força ao povo de Brumadinho.  E, por aqui, vamos atuando com políticas públicas para que isso não volte a se repetir.

Comentários

Comentários

Assessoria Péricles Régis