• 15 99141.6999 • 15 3238.1151
  • imprensa@periclesregis.com.br

Vida de faz de conta, quem nunca se viu nessa situação?

Vida de faz de conta, quem nunca se viu nessa situação?

Quem nunca se viu nessa situação?

Nas redes sociais só alegria. A família de comercial de margarina do Instagram. O casal eternamente apaixonado, cheio de declarações no Facebook. A vida perfeita esperando likes. Mas, a vida real é bem diferente disso. Angústias, tristezas, frustrações fazem parte do dia a dia de todos, escondidas num lugar em que o online não alcança. E precisamos falar sobre isso: como estamos lidando com a saúde mental? Então, vamos aproveitar o Setembro Amarelo, esse mês que é todo dedicado às campanhas de conscientização sobre a prevenção do suicídio, depressão e transtornos associados, para falar sobre o assunto. Aqui já vai uma dica importante para todo mundo: se falar é tão importante, o quanto estamos dispostos a ouvir o outro? 

E são muitos que precisam ser ouvidos. Para se ter uma ideia 804 mil suicídios ocorrem por ano em todo o mundo. Quer a realidade batendo bem à nossa porta? De acordo com a Vigilância Epidemiológica, Sorocaba registra neste ano, até o momento, 20 casos de suicídios; sendo 16 homens e 4 mulheres. A faixa etária com maior número de mortes foi a de 30 a 39 anos, totalizando 7 casos. Já no ano inteiro de 2018, os suicídios totalizaram 42 casos. Foram 33 homens e 9 mulheres. A faixa etária predominante foi a de 20 a 29 anos, com 12 casos.

Já deu para entender que não tem uma única idade, sexo exclusivo ou problema determinante para desencadear pensamentos suicidas. Vamos falar de tudo isso neste mês, sobre como cada um pode ajudar nesse assunto, como é possível prevenir e a importância de quebrar preconceitos sobre cuidados com a saúde mental. Nesse primeiro momento proponho uma reflexão: quantas vezes, só de olhar uma foto, a gente ignora que tem uma vida real por trás dela? E ainda, quantas vezes postamos algo que não condiz com o que estamos sentindo?

Então vamos começar falando mais sobre os nossos sentimentos. Afinal, as aparências enganam.
#SetembroAmarelo 

Comentários

Comentários

Assessoria Péricles Régis